Cientistas chineses descobrem a melhor forma de cozinhar brócolis

Por | Sem categoria | Nenhum Comentário

Confira no site da Revista Galileu deste mês, mais uma novidade sobre a melhor forma de se consumir o brócolis, segundo novo estudo de pesquisadores chineses.

Eles começaram a estudar a melhor forma de preparar o brócolis e encontraram uma opção ainda mais saudável.

 

Entrevista trata de produção de brócolis no Brasil

Por | Sem categoria | Nenhum Comentário

O cliente e parceiro da Sakata, Roberto Foga, sócio proprietário da Buonogel, concedeu uma entrevista para o programa Dia Dia Rural do Canal Terraviva para tratar da cultura do brócolis.

Na oportunidade, ele também fez menção à realização da Broccoli Consumption Conference no Brasil, cuja visita ao campo de produção, durante a programação, aconteceu na propriedade da empresa em Itupeva (SP).

Vale destacar ainda que a Buonogel é atualmente uma das maiores produtoras de brócolis do país!

Assista no link da imagem abaixo, o vídeo completo da entrevista.

Vídeo mostra melhores momentos da Broccoli Consumption Conference no Brasil

Por | Sem categoria | Nenhum Comentário

A Sakata acaba de lançar um vídeo inédito e exclusivo na internet sobre a realização da Broccoli Consumption Conference no Brasil.

O material está repleto de depoimentos de participantes, além dos principais destaques da programação.

Acesse e confira o material o vídeo, abaixo, ou diretamente no Canal “Paixão por Brócolis by Sakata” no Youtube.

Compartilhe também com familiares e amigos, afinal, é a difusão da informação que ajuda na conscientização de todos!

E não se esqueça de incluir e consumir o brócolis em sua rotina alimentar

#brocolis #broccoli #bcc #sakata #paixaoporbrocolis #alimentacaosaudavel #agricultura #vidasaudavel #hortalica #gastronomia #saude

Brócolis na Revista Saúde!

Por | Sem categoria | Nenhum Comentário

Você sabia que o brócolis é um dos 10 alimentos que mais fazem bem para a memória? Além das diversas propriedades nutricionais que possui, esta hortaliça contém uma substância chamada luteína, um componente que contribui para a saúde cerebral.

Estas e outras informações podem ser vistas na Revista Saúde deste mês de Dezembro!

Confira a edição que tem o brócolis como capa da publicação, já disponível nas bancas de todo o país!

Panorama do mercado de brócolis no Brasil

Por | Notícias | Nenhum Comentário

Confira a entrevista da coordenadora de produtos da Sakata, Talita Scholl, sobre os tipos, a produção, o mercado e o consumo de brócolis no Programa Dia Dia Rural, do Canal Band Terra Viva.

https://tvuol.uol.com.br/video/conversa-franca-panorama-do-mercado-de-brocolis-no-brasil-0402CC993762C4996326

 

 

Cientistas esperam criar pílulas anti-envelhecimento com brócolis

Por | Sem categoria | Nenhum Comentário

Novos estudos estão apontando que o brócolis pode ser a chave para manter-se jovem e saudável por mais tempo, segundo cientistas. isto por conta das propriedades nutracêuticas da hortaliça, que demonstraram em laboratório, conseguir manter camundongos, vermes e moscas mais ativos e resistentes ao stress enquanto envelhecem.

A descoberta pode levar ao desenvolvimento de uma pílula anti-envelhecimento para ajudar as pessoas a envelhecerem com mais saúde, diminuindo as possibilidades de se tornarem frágeis e enfermas.

O professor Daniel Kalman, da Emory University em Atlanta, nos EUA e sua equipe são os responsáveis por esta pesquisa, que tem como foco buscar formas de proporcionar uma melhor qualidade de vida durante o envelhecimento.

Segundo entrevista concedida pelo professor Kalman para a Express Newspaper, com os avanços médicos, as pessoas vivem mais tempo, mas isso não significa exatamente ter qualidade de vida, se a longevidade é acompanhada por doenças do envelhecimento.

Agora ele está investigando como os fotoquímicos do brócolis exercem seus efeitos em animais já envelhecidos e como eles podem ser usados para reverter estes efeitos.

Confira mais detalhes e a matéria completa no link: http://www.express.co.uk/life-style/health/844036/broccoli-anti-ageing-pill-chemicals-keep-young-body-healthy

Brócolis: por que ele é considerado um superalimento?

Por | Sem categoria | Nenhum Comentário

Hortaliça é rica em substâncias que são grandes aliadas na prevenção de diversas doenças e, sobretudo, no combate ao câncer

Originário da região do mediterrâneo , o brócolis, como o conhecemos hoje, foi levado para a Itália no século VIII a.C. e apenas no século XIX chegou ao continente americano. Hoje é produzido no mundo todo, em diferentes condições de clima e solo, sendo um alimento apreciado globalmente por seu sabor agradável e também pelos benefícios que proporciona à saúde.

O brócolis é reconhecido pela comunidade médica como um superalimento, por possuir substâncias que são grandes aliadas na prevenção de diversas doenças e, sobretudo, no combate ao câncer. São elas: proteínas, manganês, ferro, flavonoides, zinco, magnésio, selênio, ácido fólico, vitaminas A, C e E, fibras e cálcio, dentre outras.

A hortaliça vem sendo estudada ao longo dos últimos 20 anos, com resultados efetivos na redução do índice de incidência de vários tipos de câncer, como o de cólon, bexiga, mamas, útero, próstata, pulmões, esôfago e laringe, entre as pessoas que consomem regularmentea hortaliça. Isto porque os pesquisadores constataram que algumas substâncias presentes no brócolis, como o sulforafano e Indol 3-carbinol, ajudam a inibir a evolução de tumores e o crescimento deles, ampliando a ação de enzimas protetoras no organismo. Logo, o consumo regular de brócolis é uma das receitas de sucesso para uma vida saudável, segundo médicos e nutricionistas.

Para tratar deste assunto e de outros relacionados aos benefícios do consumo de brócolis para a saúde, foram convidados especialistas renomados das áreas de Pesquisa e Medicina, para proferirem palestras durante a 5ª Broccoli Consumption Conference – Conferência Internacional de Consumo de Brócolis –, que aconteceu pela primeira vez no Brasil, em agosto, no Resort Bourbon em Atibaia (SP).

PESQUISAS E RECOMENDAÇÕES DE CONSUMO DO BRÓCOLIS

A professora Elizabeth Jeffery foi pioneira na condução de um estudo sobre o sulforafano, na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. A pesquisa demonstrou pela primeira vez que esta substância, presente no brócolis, além de ser uma poderosa agente contra o câncer, é liberada do seu composto original por bactérias que vivem no intestino grosso dos humanos e que o consumo de 3 a 5 porções desta hortaliça por semana – menos de um florete diário – já é o suficiente para obter um efeito anticâncer. Além disso, o sulforafano também tem propriedades anti-inflamatórias comprovadas por outros cientistas em estudos recentes que saíram na mídia, por sua capacidade de combater os efeitos de muitas doenças crônicas como diabetes e problemas de pulmão.

Além do sulforafano, o brócolis possui também uma outra substância importante com ação anticâncer que é o Indol 3-carbinol, conforme destacou Henrique Silveira, médico e pesquisador do Hospital de Câncer de Barretos, em sua palestra durante a Broccoli Consumption Conference. “O Indol 3-carbinol bloqueia vários processos celulares que são importantes para as células cancerosas se multiplicarem e originarem o tumor. Já há vários estudos in vitro no laboratório, com células humanas, que comprovaram que a substância inibe a formação e o crescimento de diferentes células tumorais, como as células de câncer de mama, próstata, endométrio e cólon”, explicou Silveira na ocasião.

Neste sentido, segundo o médico, as estratégias nutricionais preventivas se apresentam como uma terapia muito importante, sendo o brócolis cada dia mais estudado e recomendado clinicamente pelos profissionais da área, por se tratar de um dos alimentos protagonistas na redução do risco de câncer. “A ideia é que se use os extratos do sulforafano e do Indol 3-carbinol, presentes no brócolis, como preventivos e, também, como auxiliares em quimioterapias e radioterapias, conjuntamente”, enfatizou.

Todos estes benefícios demonstram claramente a relevância da continuidade das pesquisas com o brócolis e a importância do aumento do consumo da hortaliça pela população, por se tratar de um dos principais alimentos naturais conhecidos até o momento, com mais propriedades anticâncer que existem atualmente. Vale lembrar que, embora o consumo de brócolis pelo brasileiro venha aumentando nos últimos cinco anos, o índice ainda é considerado baixo e tem grande potencial para aumentar ainda mais, quando comparado com outros países. O brasileiro consome em média 1,04 kg de brócolis por ano, pouco mais de duas cabeças de brócolis por pessoa, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.

EM PROL DO INCENTIVO AO CONSUMO

A 5ª Broccoli Consumption Conference – Conferência Internacional de Consumo de Brócolis, foi uma ação totalmente inovadora, voltada para a importância do aumento do consumo de brócolis como hábito alimentar saudável, que reuniu mais de 240 formadores de opinião das áreas de Pesquisa, Saúde, Nutrição, Gastronomia, Varejo e formadores de opinião para tratar dos principais assuntos ligados à cadeia de produção e consumo do brócolis.

Pela primeira vez fora do território europeu, a 5ª edição do evento contou com um ciclo de palestras que abordaram as tendências de mercado, os benefícios para a saúde, versatilidade gastronômica do brócolis, bem como uma cozinha show no palco do evento e um Jantar Temático com menu exclusivo tendo o brócolis como ingrediente principal.

Mais informações sobre a Broccoli Consumption Conference – Conferência Internacional de Consumo de Brócolis – e links para as pesquisas mais recentes sobre os benefícios do brócolis para a saúde podem ser conferidas no site: www.paixaoporbrocolis.com.br

Brócolis: da entrada à sobremesa

Por | Sem categoria | Nenhum Comentário

Versatilidade gastronômica da hortaliça permite a criação de pratos diferenciados e saborosos, além dos preparos tradicionais, agregando ainda benefícios à saúde

O brócolis é uma hortaliça extremamente saudável, saborosa e de fácil acesso em mercados e feiras, seja ele congelado ou in natura, além de bastante recomendado por médicos e nutricionistas em todo o mundo. Mesmo assim, a grande maioria da população ainda desconhece as principais formas de preparo e a sua versatilidade gastronômica, com diversas possibilidades de uso na culinária, seja em pratos simples do dia a dia até nas mais refinadas combinações.

Cru, cozido ou assado, o brócolis pode ser consumido sozinho ou com outros vegetais, bem como utilizado ainda no preparo de arroz, massa, sopa, suflê, torta, refogado, farofa, suco e, inclusive, como sobremesa. Não apenas as flores do brócolis podem ser consumidas, como também as folhas e o caule (pedúnculo), que além de saborosos, são bastante nutritivos também.

Para o consumo da forma tradicional, o jeito mais simples e adequado de preparo deste superalimento é mergulhando-o em água fervente, deixando-o submerso de 3 a 4 minutos. Na sequência, basta transferi-lo para um recipiente com água gelada, para que haja um choque térmico. Desta forma, além de desfrutar de um alimento saboroso, pode-se manter a coloração, textura e as propriedades nutracêuticas do brócolis. Porém, há muitas outras possibilidades, além do cozimento básico, como já citado.

CHEFS CRIAM RECEITAS SURPREENDENTES E EXCLUSIVAS COM O BRÓCOLIS

O chef Marcelo Verde, finalista do maior reality show de gastronomia profissional do Brasil, e o chef de cozinha do Resort Bourbon, o argentino Juan Andres Banegas, apresentaram receitas inovadoras e saborosas tendo o brócolis como protagonista durante a 5ª Broccoli Consumption Conference – Conferência Internacional de Consumo de Brócolis –, evento pioneiro e inédito no Brasil, realizado em agosto pela multinacional japonesa, Sakata Seed Sudamerica, em Atibaia (SP).

Na ocasião, o chef Marcelo Verde fez uma preparação de um arroz tostado de tomate com brócolis no palco do evento, utilizando a hortaliça de diferentes formas em um mesmo prato, com o preparo de um vinagrete de brócolis e um aioli de brócolis como acompanhamentos. Durante a cozinha show, ele afirmou que enquanto chef de cozinha, o interessante do brócolis é a sua versatilidade no uso, de várias maneiras e não somente no vapor, por exemplo. “Na churrasqueira com missoshiro, no vinagrete ou em variadas técnicas e preparos, ele fica maravilhoso. Acho que a gente precisa parar com a mesmice na cozinha e aprender a fazer o brócolis de formas diferentes”, comentou.

Já para o menu do jantar temático que foi realizado durante a conferência, o chef Juan Andres Banegas desenvolveu receitas exclusivas para a ocasião e não faltaram criatividade e sabor nas diferentes formas de preparo da hortaliça. De entrada foram servidos brócolis assado com azeite, harumaki de brócolis e salada de brócolis cru acompanhado de nozes e molho balsâmico. Nos pratos principais, as opções foram peito de frango recheado com brócolis, pescada amarela com velouté de brócolis e amêndoas, bavette salteado com brócolis e presunto parma, além de uma carne com brócolis à moda chinesa. Como acompanhamentos dos pratos, foram servidos: batatas assadas com brócolis, tempurá de brócolis, suflê de brócolis com grana padano e arroz com brócolis. Já de sobremesa, as opções foram o sorvete de brócolis com gengibre e mousse de brócolis.

Para o chef Juan Andres Banegas, apesar da sua grande experiência na cozinha, a criação de um menu com tantos pratos e com uma mesma hortaliça foi uma experiência bastante desafiadora. “Tivemos um desafio muito grande na criação de todos estes pratos, no sentido de conseguir inovar e criar receitas novas com o brócolis. Para mim e para a minha equipe foi muito interessante”, disse o chef na ocasião.

INICIATIVA EM PROL DO CONSUMO

A 5ª Broccoli Consumption Conference foi uma ação totalmente inovadora, voltada para a disseminação sobre a importância do aumento do consumo de brócolis no hábito alimentar da população, que reuniu mais de 240 formadores de opinião das áreas de Pesquisa, Saúde, Nutrição, Gastronomia, Varejo e profissionais da Imprensa para tratar dos principais assuntos ligados à cadeia de produção e consumo do brócolis.

Pela primeira vez fora do território europeu, a 5ª edição aconteceu no Resort Bourbon, em Atibaia (SP), no mês de agosto, e contou com um ciclo de palestras que abordaram as tendências de mercado, os benefícios para a saúde, versatilidade gastronômica do brócolis, bem como uma cozinha show no palco do evento e um jantar temático com menu exclusivo tendo o brócolis como ingrediente.

Todas as receitas desenvolvidas para o jantar da Broccoli Consumption Conference – Conferência Internacional de Consumo de Brócolis – podem ser conferidas no Youtube da Sakata Seed Sudamerica e/ou no site: www.paixaoporbrocolis.com.br

Produção brasileira de brócolis é destaque na América do Sul

Por | Sem categoria | Nenhum Comentário

Hortaliça movimenta, anualmente, cerca de 1,2 bilhão de reais no varejo e tem grande perspectiva de crescimento com ações de incentivo ao consumo no país

A América do Sul é responsável por cerca de 10% de toda a produção de brócolis no mundo. Dentro deste ranking, o Brasil está na posição de liderança, sendo o maior produtor sul-americano de brócolis, com 48% do total de cultivo da hortaliça. Em segundo lugar está o Equador, com 23%; seguido do Peru, com 9%; além da Argentina e do Chile, com 7% e, por fim, os demais países que somam 6% de toda a produção.

No Brasil, a cultura do brócolis movimenta anualmente cerca de 1,2 bilhão de reais no varejo, com uma produção de 290 mil toneladas e um crescimento médio de mercado, em torno de 4% a 5% ao ano. Os dados são da Sakata Seed Sudamerica, líder mundial no segmento de sementes de brócolis, e da Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM).

INCENTIVO AO CONSUMO

Neste contexto de mercado, com números que impressionam, o brócolis é bastante expressivo para o agronegócio brasileiro, cujo potencial de crescimento reside, principalmente, na ampliação do consumo desta hortaliça pela população, por meio de ações de incentivo. Neste sentido, um grande exemplo foi a realização da 5ª Broccoli Consumption Conference – Conferência Internacional de Consumo de Brócolis –, evento pioneiro e inédito no Brasil, idealizado pelo Grupo Sakata, multinacional japonesa de sementes de hortaliças e flores, presente no mundo todo. Uma ação totalmente inovadora, voltada para a disseminação da importância do aumento do consumo de brócolis pela população, que reuniu formadores de opinião das áreas de Pesquisa, Saúde, Nutrição, Gastronomia, Varejo e profissionais da Imprensa.

Realizada pela primeira vez fora do território europeu, a 5ª edição do evento, que aconteceu em agosto, no Resort Bourbon, em Atibaia (SP), contou com uma programação bem abrangente de palestras que abordaram dados e tendências de mercado; perspectivas e desafios da comercialização; iniciativas e projetos de estímulo ao consumo; últimas pesquisas que comprovam a ação anticâncer da hortaliça; principais projetos de incentivo ao consumo; qualidades nutricionais; e diferentes formas de preparo, com uma cozinha show no palco. Ao final, após o encerramento das apresentações, os convidados participaram ainda de uma experiência inédita e inovadora: um jantar com um menu completo com o brócolis como protagonista – da entrada à sobremesa, idealizado pelo chef de cozinha do Resort, o argentino Juan Andres Banegas.

“A missão deste evento foi compartilhar experiências, discutir ações e disseminar todo o conhecimento adquirido para o incentivo ao consumo de brócolis em todo o território sul-americano, que possui um índice de consumo ainda muito baixo em relação a outros países. Esperamos que, juntos, todos nós abracemos esta causa e que, em um futuro muito próximo, possamos colher os frutos das sementes plantadas nesta conferência”, disse Marcello Takagui presidente da Sakata Seed Sudamerica, responsável pela realização do evento no país.

ÍNDICES DE CONSUMO

Atualmente, o consumo médio per capita de brócolis no Brasil é de apenas 1,04 quilos por pessoa ao ano, atrás do Equador, onde a população consome anualmente 1,19 quilos por pessoa. Na liderança do consumo mundial estão os italianos, que consomem 7,24 quilos por pessoa ao ano, seguida dos ingleses, com 5,4 quilos e dos americanos, com 3,80 quilos, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU).

Um panorama que demonstra claramente o potencial enorme de mercado que há para a hortaliça crescer na América do Sul, tanto em volume de produção, quanto, consequentemente, no aumento do consumo de brócolis por pessoa ao ano.

Motivos para isso não faltam. São diversas as propriedades nutricionais e os benefícios diretos para a saúde, proporcionados pelo consumo regular de brócolis. Dentre eles, está o auxílio na prevenção contra o câncer e várias doenças graves, como diabetes e problemas pulmonares, por exemplo, com comprovação cientifica de vários pesquisadores ao redor do mundo. Além disso, o seu sabor extremamente agradável ao paladar facilita a sua aceitação por crianças e adultos.

Outro diferencial do brócolis é que se trata de uma hortaliça extremamente fácil de preparar, que se adapta ao estilo de vida moderno dos consumidores, que buscam aliar conveniência e saúde para satisfazer suas necessidades nutricionais diárias, com grande versatilidade em preparos gastronômicos também, podendo ser adquirido in natura ou congelado nos supermercados.

LIDERANÇA MUNDIAL DE MERCADO

A Sakata detém atualmente a liderança mundial em sementes de brócolis. Para isso, a empresa investe continuamente em pesquisa e desenvolvimento de novas variedades com alto valor agregado, que permitam ao produtor produzir mais e melhor, oferecendo uma qualidade superior para o consumidor final. O destaque do portfólio da empresa na América do Sul é a variedade Avenger – brócolis tipo cabeça única. Vale ressaltar ainda que a cadeia produtiva do brócolis contribui com o agronegócio e, consequentemente, com a economia do país, gerando empregos e constância na oferta da hortaliça para os consumidores durante o ano todo.

Para mais informações, acesse:
www.paixaoporbrocolis.com.br