Brócolis: da entrada à sobremesa

Por 14 de agosto de 2017Sem categoria

Versatilidade gastronômica da hortaliça permite a criação de pratos diferenciados e saborosos, além dos preparos tradicionais, agregando ainda benefícios à saúde

O brócolis é uma hortaliça extremamente saudável, saborosa e de fácil acesso em mercados e feiras, seja ele congelado ou in natura, além de bastante recomendado por médicos e nutricionistas em todo o mundo. Mesmo assim, a grande maioria da população ainda desconhece as principais formas de preparo e a sua versatilidade gastronômica, com diversas possibilidades de uso na culinária, seja em pratos simples do dia a dia até nas mais refinadas combinações.

Cru, cozido ou assado, o brócolis pode ser consumido sozinho ou com outros vegetais, bem como utilizado ainda no preparo de arroz, massa, sopa, suflê, torta, refogado, farofa, suco e, inclusive, como sobremesa. Não apenas as flores do brócolis podem ser consumidas, como também as folhas e o caule (pedúnculo), que além de saborosos, são bastante nutritivos também.

Para o consumo da forma tradicional, o jeito mais simples e adequado de preparo deste superalimento é mergulhando-o em água fervente, deixando-o submerso de 3 a 4 minutos. Na sequência, basta transferi-lo para um recipiente com água gelada, para que haja um choque térmico. Desta forma, além de desfrutar de um alimento saboroso, pode-se manter a coloração, textura e as propriedades nutracêuticas do brócolis. Porém, há muitas outras possibilidades, além do cozimento básico, como já citado.

CHEFS CRIAM RECEITAS SURPREENDENTES E EXCLUSIVAS COM O BRÓCOLIS

O chef Marcelo Verde, finalista do maior reality show de gastronomia profissional do Brasil, e o chef de cozinha do Resort Bourbon, o argentino Juan Andres Banegas, apresentaram receitas inovadoras e saborosas tendo o brócolis como protagonista durante a 5ª Broccoli Consumption Conference – Conferência Internacional de Consumo de Brócolis –, evento pioneiro e inédito no Brasil, realizado em agosto pela multinacional japonesa, Sakata Seed Sudamerica, em Atibaia (SP).

Na ocasião, o chef Marcelo Verde fez uma preparação de um arroz tostado de tomate com brócolis no palco do evento, utilizando a hortaliça de diferentes formas em um mesmo prato, com o preparo de um vinagrete de brócolis e um aioli de brócolis como acompanhamentos. Durante a cozinha show, ele afirmou que enquanto chef de cozinha, o interessante do brócolis é a sua versatilidade no uso, de várias maneiras e não somente no vapor, por exemplo. “Na churrasqueira com missoshiro, no vinagrete ou em variadas técnicas e preparos, ele fica maravilhoso. Acho que a gente precisa parar com a mesmice na cozinha e aprender a fazer o brócolis de formas diferentes”, comentou.

Já para o menu do jantar temático que foi realizado durante a conferência, o chef Juan Andres Banegas desenvolveu receitas exclusivas para a ocasião e não faltaram criatividade e sabor nas diferentes formas de preparo da hortaliça. De entrada foram servidos brócolis assado com azeite, harumaki de brócolis e salada de brócolis cru acompanhado de nozes e molho balsâmico. Nos pratos principais, as opções foram peito de frango recheado com brócolis, pescada amarela com velouté de brócolis e amêndoas, bavette salteado com brócolis e presunto parma, além de uma carne com brócolis à moda chinesa. Como acompanhamentos dos pratos, foram servidos: batatas assadas com brócolis, tempurá de brócolis, suflê de brócolis com grana padano e arroz com brócolis. Já de sobremesa, as opções foram o sorvete de brócolis com gengibre e mousse de brócolis.

Para o chef Juan Andres Banegas, apesar da sua grande experiência na cozinha, a criação de um menu com tantos pratos e com uma mesma hortaliça foi uma experiência bastante desafiadora. “Tivemos um desafio muito grande na criação de todos estes pratos, no sentido de conseguir inovar e criar receitas novas com o brócolis. Para mim e para a minha equipe foi muito interessante”, disse o chef na ocasião.

INICIATIVA EM PROL DO CONSUMO

A 5ª Broccoli Consumption Conference foi uma ação totalmente inovadora, voltada para a disseminação sobre a importância do aumento do consumo de brócolis no hábito alimentar da população, que reuniu mais de 240 formadores de opinião das áreas de Pesquisa, Saúde, Nutrição, Gastronomia, Varejo e profissionais da Imprensa para tratar dos principais assuntos ligados à cadeia de produção e consumo do brócolis.

Pela primeira vez fora do território europeu, a 5ª edição aconteceu no Resort Bourbon, em Atibaia (SP), no mês de agosto, e contou com um ciclo de palestras que abordaram as tendências de mercado, os benefícios para a saúde, versatilidade gastronômica do brócolis, bem como uma cozinha show no palco do evento e um jantar temático com menu exclusivo tendo o brócolis como ingrediente.

Todas as receitas desenvolvidas para o jantar da Broccoli Consumption Conference – Conferência Internacional de Consumo de Brócolis – podem ser conferidas no Youtube da Sakata Seed Sudamerica e/ou no site: www.paixaoporbrocolis.com.br

Comunicação Sakata

Author Comunicação Sakata

Mais posts por Comunicação Sakata

Deixe um Comentário