Balanço sobre a 5ª Broccoli Consumption Conference Brazil | 2017

A 5ª Broccoli Consumption Conference foi mais uma ação do Projeto Paixão por Brócolis do Grupo Sakata, realizada de forma totalmente inédita e inovadora pela filial Sakata Seed Sudamerica no Brasil, em prol da promoção do aumento do consumo de brócolis como um hábito alimentar saudável na América do Sul.

Pela primeira vez fora do território europeu, a 5ª edição aconteceu nos dias 8 e 9 de agosto de 2017 e reuniu mais de 240 formadores de opinião das áreas de Pesquisa, Saúde, Nutrição, Gastronomia, Varejo e profissionais da Imprensa para tratar dos principais assuntos ligados à cadeia de produção e consumo do brócolis.

O primeiro dia do evento, realizado no Resort Bourbon, em Atibaia (SP), contemplou um ciclo de palestras que abordaram as tendências de mercado, as pesquisas sobre a cultura, os principais benefícios para a saúde e a versatilidade gastronômica do brócolis. Após o encerramento das apresentações aconteceu um Jantar Temático para os convidados, com um menu exclusivo tendo o brócolis como ingrediente principal em todas as preparações, da entrada à sobremesa.

No segundo dia, mais de 110 convidados participaram de um Tour Day de Brócolis, que contemplou uma visita a um dos maiores campos de produção de brócolis do país, localizado na cidade de Itupeva (SP), de propriedade da empresa Buonogel, que produz e processa a variedade de brócolis Avenger da Sakata.

Confira a Galeria Completa de Fotos do Evento

Principais destaques da 5ª Broccoli Consumption Conference – Brazil | 2017

Abertura

Cerimônia de abertura com discurso de Marcello Takagui, Presidente da Sakata Seed Sudamerica, filial do Grupo Sakata na América do Sul, responsável pelo evento no Brasil, reforçando os objetivos e a importância da realização da conferência.

Brócolis: da Origem ao Nosso Prato

Palestra “De onde vêm o brócolis?”, apresentada por Ferdinando Branca, Professor na Universidade de Catania, na Itália, que tratou da origem da hortaliça e sua popularização pelo mundo, bem como sobre a diversidade genética ainda a ser explorada para cultivo.

Palestra “Como seu brócolis foi desenvolvido?”, apresentada por Fumiko Honaga, Gestora Mundial de Brócolis do Grupo Sakata Japão, que abordou os avanços da produção global do brócolis ao longo dos anos e a contribuição disso para a expansão do consumo.

Palestra “Brócolis equatoriano: referência global em qualidade”, apresentada por Germán Espinosa, da Ecofroz, no Equador, que explicou como as condições geográficas do país favorecem o cultivo do brócolis da melhor qualidade e a forma como trabalham desde a produção até a comercialização.

Palestra “Brócolis: do Equador para o mundo”, apresentada por Marco Chamorro, Provefrut, no Equador, que apresentou os detalhes e as vantagens dos métodos de processamento, higienização e congelamento do brócolis em escala industrial.

Palestra “Podemos comer mais brócolis?”, apresentada por Marcio Milan, Superintendente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que pontuou sobre os desafios dos produtores e dos pontos de venda para a comercialização de mais brócolis, bem como alternativas interessantes para o fortalecimento da cadeia.

Painel de discussão (Sessão I) com mediação de Paulo Koch, Diretor de Marketing da Sakata.

Brócolis: um Super Alimento

Palestra “Brócolis: um amigo na prevenção do câncer”, apresentada por Henrique Silveira, Biomédico e Pesquisador do Hospital de Câncer de Barretos, que apresentou dados científicos sobre substâncias presentes no brócolis, que possuem ação efetiva anticâncer.

Palestra “Brócolis: sabor e saúde”, apresentada por Alberto Peribanez Gonzales, Médico Coordenador do Programa Oficina da Semente e Docente na Pós-Graduação do Instituto de Pesquisa e Ensino Albert Einstein, que discorreu sobre os benefícios de uma dieta alimentar baseada em vegetais e as vantagens do consumo de brócolis para a qualidade de vida.

Palestra “Espanha: um case de sucesso”, apresentada por Javier Bernabéu, Secretário Geral da “Associação para a Promoção do Consumo de Brócolis” na Espanha, que abordou o case de sucesso do projeto +Brócoli, responsável por incentivar um maior consumo de brócolis pela população espanhola e divulgar os benefícios nutricionais desta hortaliça no país.

Painel de discussão (Sessão II) com mediação de Paulo Koch, Diretor de Marketing da Sakata.

Cozinha Show: “Brócolis: saúde que dá gosto”, apresentada por Marcelo Verde, finalista do maior reality show gastronômico brasileiro, que ensinou na prática diferentes formas de preparo da hortaliça e uma receita de arroz tostado de tomate com brócolis, com vinagrete de brócolis e aioli de brócolis, servidos como acompanhamentos.

Encerramento

Fechamento: Luiz Américo Camargo, jornalista, comentarista e consultor gastronômico especializado em comida, curador do evento Taste of São Paulo, encerrou o evento comentando sobre a relação afetiva das pessoas com a comida, a necessidade da quebra de preconceitos na alimentação e a importância de uma alimentação saborosa e saudável.

Jantar

Experiência gastronômica inédita e inovadora para os convidados: jantar com um menu completo – da entrada à sobremesa – com diversos pratos tendo o brócolis como ingrediente principal apresentado de diferentes formas, desenvolvido pelo chef de cozinha do Resort Bourbon, o argentino Juan Andres Banegas e sua equipe.

Tour Day de Brócolis

Visita a um campo de produção de brócolis, localizado na cidade de Itupeva (SP), de propriedade da empresa Buonogel, que produz e processa a variedade de brócolis Avenger da Sakata. No local, foi apresentado todo o processo do plantio e da produção de brócolis, desde as mudas que serão transplantadas no campo até a parte dos cuidados com o cultivo e a colheita, para a obtenção de produtos da melhor qualidade para comercialização in natura e/ou processamento.

Apoiadores

Confira os vídeos da edição 2014 (Polônia):