
Você já ficou na dúvida sobre a classificação do brócolis? Saiba que essa é uma confusão bastante comum entre os consumidores.
Isso acontece porque ele é frequentemente comparado a vegetais como cenoura e batata, mas sua estrutura lembra muito outras hortaliças folhosas.
Então, afinal, o brócolis é uma verdura ou um legume? Vamos esclarecer essa questão de uma vez por todas!
Mas, antes de classificar o brócolis, é importante entender a diferença entre verduras e legumes:
– Verduras: são as partes comestíveis das plantas que incluem folhas, talos e flores. Exemplos clássicos são a alface, o espinafre e a couve.
– Legumes: são as partes das plantas que costumam ser frutos, sementes ou raízes. A cenoura, a batata e a abóbora entram nessa categoria.
E o brócolis?
O brócolis pertence à família das crucíferas, assim como a couve-flor, o repolho e a couve. Ele é classificado como uma verdura, pois consumimos sua inflorescência (as pequenas “árvores” verdes) e o seu caule, e não frutos ou raízes, como acontece com os legumes.
Além disso, assim como outras verduras, o brócolis é rico em fibras, vitaminas e antioxidantes, sendo um excelente aliado da saúde.
Agora que você já sabe que o brócolis é uma verdura, aproveite para incluí-lo na sua alimentação de diferentes formas, seja cozido, refogado ou até cru em saladas.