Hortaliça movimenta, anualmente, cerca de 1,2 bilhão de reais no varejo e tem grande perspectiva de crescimento com ações de incentivo ao consumo no país
A América do Sul é responsável por cerca de 10% de toda a produção de brócolis no mundo. Dentro deste ranking, o Brasil está na posição de liderança, sendo o maior produtor sul-americano de brócolis, com 48% do total de cultivo da hortaliça. Em segundo lugar está o Equador, com 23%; seguido do Peru, com 9%; além da Argentina e do Chile, com 7% e, por fim, os demais países que somam 6% de toda a produção.
No Brasil, a cultura do brócolis movimenta anualmente cerca de 1,2 bilhão de reais no varejo, com uma produção de 290 mil toneladas e um crescimento médio de mercado, em torno de 4% a 5% ao ano. Os dados são da Sakata Seed Sudamerica, líder mundial no segmento de sementes de brócolis, e da Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM).
INCENTIVO AO CONSUMO
Neste contexto de mercado, com números que impressionam, o brócolis é bastante expressivo para o agronegócio brasileiro, cujo potencial de crescimento reside, principalmente, na ampliação do consumo desta hortaliça pela população, por meio de ações de incentivo. Neste sentido, um grande exemplo foi a realização da 5ª Broccoli Consumption Conference – Conferência Internacional de Consumo de Brócolis –, evento pioneiro e inédito no Brasil, idealizado pelo Grupo Sakata, multinacional japonesa de sementes de hortaliças e flores, presente no mundo todo. Uma ação totalmente inovadora, voltada para a disseminação da importância do aumento do consumo de brócolis pela população, que reuniu formadores de opinião das áreas de Pesquisa, Saúde, Nutrição, Gastronomia, Varejo e profissionais da Imprensa.
Realizada pela primeira vez fora do território europeu, a 5ª edição do evento, que aconteceu em agosto, no Resort Bourbon, em Atibaia (SP), contou com uma programação bem abrangente de palestras que abordaram dados e tendências de mercado; perspectivas e desafios da comercialização; iniciativas e projetos de estímulo ao consumo; últimas pesquisas que comprovam a ação anticâncer da hortaliça; principais projetos de incentivo ao consumo; qualidades nutricionais; e diferentes formas de preparo, com uma cozinha show no palco. Ao final, após o encerramento das apresentações, os convidados participaram ainda de uma experiência inédita e inovadora: um jantar com um menu completo com o brócolis como protagonista – da entrada à sobremesa, idealizado pelo chef de cozinha do Resort, o argentino Juan Andres Banegas.
“A missão deste evento foi compartilhar experiências, discutir ações e disseminar todo o conhecimento adquirido para o incentivo ao consumo de brócolis em todo o território sul-americano, que possui um índice de consumo ainda muito baixo em relação a outros países. Esperamos que, juntos, todos nós abracemos esta causa e que, em um futuro muito próximo, possamos colher os frutos das sementes plantadas nesta conferência”, disse Marcello Takagui presidente da Sakata Seed Sudamerica, responsável pela realização do evento no país.
ÍNDICES DE CONSUMO
Atualmente, o consumo médio per capita de brócolis no Brasil é de apenas 1,04 quilos por pessoa ao ano, atrás do Equador, onde a população consome anualmente 1,19 quilos por pessoa. Na liderança do consumo mundial estão os italianos, que consomem 7,24 quilos por pessoa ao ano, seguida dos ingleses, com 5,4 quilos e dos americanos, com 3,80 quilos, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU).
Um panorama que demonstra claramente o potencial enorme de mercado que há para a hortaliça crescer na América do Sul, tanto em volume de produção, quanto, consequentemente, no aumento do consumo de brócolis por pessoa ao ano.
Motivos para isso não faltam. São diversas as propriedades nutricionais e os benefícios diretos para a saúde, proporcionados pelo consumo regular de brócolis. Dentre eles, está o auxílio na prevenção contra o câncer e várias doenças graves, como diabetes e problemas pulmonares, por exemplo, com comprovação cientifica de vários pesquisadores ao redor do mundo. Além disso, o seu sabor extremamente agradável ao paladar facilita a sua aceitação por crianças e adultos.
Outro diferencial do brócolis é que se trata de uma hortaliça extremamente fácil de preparar, que se adapta ao estilo de vida moderno dos consumidores, que buscam aliar conveniência e saúde para satisfazer suas necessidades nutricionais diárias, com grande versatilidade em preparos gastronômicos também, podendo ser adquirido in natura ou congelado nos supermercados.
LIDERANÇA MUNDIAL DE MERCADO
A Sakata detém atualmente a liderança mundial em sementes de brócolis. Para isso, a empresa investe continuamente em pesquisa e desenvolvimento de novas variedades com alto valor agregado, que permitam ao produtor produzir mais e melhor, oferecendo uma qualidade superior para o consumidor final. O destaque do portfólio da empresa na América do Sul é a variedade Avenger – brócolis tipo cabeça única. Vale ressaltar ainda que a cadeia produtiva do brócolis contribui com o agronegócio e, consequentemente, com a economia do país, gerando empregos e constância na oferta da hortaliça para os consumidores durante o ano todo.
Para mais informações, acesse:
www.paixaoporbrocolis.com.br