Brócolis + Alimentos Picantes = Mais Saúde e Sabor

By 7 de junho de 2017agosto 22nd, 2017Notícias

Quem diria que o brócolis associado a alimentos picantes tem maior efeito anticâncer? Pois esta é uma das descobertas das pesquisas realizadas pela Dra. Elizabeth Jeffery, da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, responsável por estudos focados na hortaliça.

Em uma de suas análises, ela desvendou que o brócolis, quando combinado com alimentos picantes que contenham a enzima mirosinase, aumenta significativamente o poder das propriedades anticancerígenas que o alimento já possui. A mirosinase é a enzima necessária para formar o sulforafano, componente do vegetal que tem efeito preventivo contra o câncer.

Segundo ela, além de garantir mais sabor, o fato de “apimentar” o brócolis com outro ingredientes garante também uma melhor absorção dos compostos do vegetal, que passam a serem realizados já na parte superior do sistema digestivo, proporcionando benefícios ainda maiores para a saúde.

Para obter este efeito, a pesquisadora indica apimentar o brócolis com mostarda, wasabi, pimenta, rabanete, repolho, rúcula, agrião e couve de Bruxelas. Ela garante que quanto mais picante, melhor.

Toda a pesquisa foi baseada na análise sanguínea de voluntários que se alimentaram com brotos de brócolis frescos picantes, que mostrou a presença de compostos bioativos apenas 30 minutos após a refeição, com maior concentração depois de três horas.

Para manter suas propriedades e obter os benefícios descritos acima, a Dra. Jeffery recomenda que seja feito um breve cozimento do brócolis, de 2 a 3 minutos, adicionando ao preparo um dos alimentos apimentados citados para garantir ainda mais saúde e sabor.

*Com informações do British Journal of Nutrition

Jenna M. Cramer, Margarita Teran-Garcia, Elizabeth H. Jeffery. Enhancing sulforaphane absorption and excretion in healthy men through the combined consumption of fresh broccoli sprouts and a glucoraphanin-rich powder. British Journal of Nutrition, 2011; 1 DOI: 10.1017/S0007114511004429 – https://www.cambridge.org/core/journals/british-journal-of-nutrition/article/enhancing-sulforaphane-absorption-and-excretion-in-healthy-men-through-the-combined-consumption-of-fresh-broccoli-sprouts-and-a-glucoraphaninrich-powder/DE6710B9C0F9D1E1F1418D3ABF76AA52

Comunicação Sakata

Author Comunicação Sakata

More posts by Comunicação Sakata

Leave a Reply