Brócolis: seus pulmões agradecem!

By 15 de junho de 2017agosto 22nd, 2017Sem categoria

Os cientistas americanos já sabem e você também precisa saber: o brócolis é um ótimo aliado para quem tem problemas pulmonares.

Em pesquisa publicada na revista americana “Science Translational”, o sulforafano, composto encontrado no brócolis, contribuiu para a eliminação de bactérias que afetam os pulmões, se apresentando como um aliado na prevenção e redução das infecções que frequentemente afetam os fumantes e os pacientes com doenças pulmonares.

Um pulmão saudável se encarrega por si mesmo de expulsar das entranhas do aparelho respiratório as pequenas partículas de pó, os resíduos e as bactérias, junto com o oxigênio da respiração, porém, o mesmo não acontece nos pacientes com doenças pulmonares, já que este sistema de “autolimpeza” é disfuncional.

O estudo, elaborado pelo médico Shyam Biswal, do Departamento de Ciências da Saúde Ambiental da Escola Bloomberg de Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, analisou os macrófagos (células do sistema imunológico) dos pulmões de pacientes com a enfermidade, assim como os de ratos expostos à fumaça do cigarro, e concluiu que o tratamento com sulforafano estimula a ativação da via de sinalização celular Nrf2, tanto nas células humanas dos pulmões que possuem doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) – asma, bronquite crônica e enfisema pulmonar –, quanto as dos pulmões dos ratos expostos à fumaça.

Segundo a pesquisa, a ativação da via Nrf2 ajuda a restaurar a capacidade dos macrófagos pulmonares na eliminação das bactérias dos pulmões, por meio de uma dieta rica em sulforafano. Isto porque a descoberta sugere que os macrófagos dos pulmões dos pacientes com tais enfermidades possuem uma falha no processo chamado fagocitose, que consiste na destruição de bactérias ou agentes nocivos pelo organismo.

*Com informações da National Center for Biotechnology Information, U.S. National Library of Medicine
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5104323/

Comunicação Sakata

Author Comunicação Sakata

More posts by Comunicação Sakata

Leave a Reply